No 14º Encontro Nacional do PT, realizado em São Paulo nos dias 2 e 3 de maio de 2014, foi discutido as táticas eleitorais e as políticas das alianças, e entre vários assuntos foi dito o seguinte:
"Tanto no Brasil quanto no conjunto da América Latina, continua posta a tarefa de superar a HERANÇA MALDITA cujas fontes são a ditadura militar, o desenvolvimentismo CONSERVADOR e a devastação NEOLIBERAL. Esta herança maldita se materializa, hoje, em três dimensões principais: O domínio imperial norte-americano; a ditadura do capital financeiro e monopolista sobre a economia; e a LÓGICA DO ESTADO MÍNIMO." Fonte: https://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2014/05/14-ENPT-RESOLUCAO-TATICA-ELEITOAL-FINAL-1.pdf Entendam agora o que eles chamam de "HERANÇA MALDITA" 1- "Ditadura" militar (regime militar): Eles hoje se infiltraram nas forças armadas (por esse motivo não tivemos o apoio dos militares), mas eles precisarão de forças armadas para se manterem no poder. 2- Desenvolvimentismo conservador (por cristãos e família): O combate ao cristianismo judaico cristão e desestruturamento da família como estabelecida por Deus. 3- "Devastação" neoliberal (desenvolvimento baseado no capital): O desenvolvimento social baseado no capital pode ser alcançado fora do controle do ESTADO, e por isso deve ser combatido por eles. 4- A lógica do estado MÍNIMO (o governo deve interferir minimamente na sociedade): E como eles querem poder e o controle sobre toda a sociedade como no livro 1984 de George Orwell, ou em nossos dias como no filme JOGOS VORAZES, eles combatem duramente essa "lógica". PODER TOTAL SOBRE O POVO, é isso que a esquerda quer, da mesma forma que em todos os países comunistas.
A "esquerda", como conceito político, surgiu durante a Revolução Francesa (1789–1799). A expressão teve origem no Parlamento francês , onde os deputados se sentavam em diferentes lados da Assembleia Nacional de acordo com suas visões políticas: À esquerda : Sentavam-se aqueles que defendiam mudanças sociais e políticas, como o fim dos privilégios da nobreza, maior igualdade e os ideais republicanos. À direita : Estavam os que defendiam a manutenção da monarquia e das tradições aristocráticas. Com o tempo, o termo "esquerda" passou a ser associado a ideais de igualdade, justiça social, redistribuição de renda e defesa dos interesses das classes populares. Esses valores ganharam força com movimentos como o socialismo e o comunismo no século XIX, influenciados por pensadores como Karl Marx e Friedrich Engels . Portanto, embora o termo tenha surgido no século XVIII, a "esquerda" como corrente ideológica foi se moldando e ganhando complexidade nos séculos X...